CarreiraDestaques

Ansiedade como um obstáculo na busca pela produtividade no trabalho

 

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (ONU) 260 milhões de pessoas em todo mundo vivem com algum tipo de ansiedade ou depressão. Sendo que ambas doenças custam uma média de US$ 1 trilhão à economia global em perdas no trabalho.

A busca pelo cumprimento dos prazos, maior produtividade e proatividade ficam ameaçadas devido ao crescimento de sentimentos como a ansiedade, que povoam a mente dos indivíduos impossibilitando-os de enxergar melhores caminhos na vida pessoal e profissional.

Com base nisso, é necessário observamos quais os fatores estão envolvidos em torno da ansiedade, e quais os mecanismos apropriados para driblarmos esses motivos que impendem a busca por melhor qualidade de vida e equilíbrio das emoções.

O que é a ansiedade?

Tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra, o poema do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, No Meio do Caminho, nos conduz a uma reflexão a respeito dos fatores que permeiam o progresso de um indivíduo. E por que não comparamos essa pedra do poema de Drummond à ansiedade presenciada por milhares de pessoas, não é mesmo?

Podemos dizer que a ansiedade define-se como uma angústia, aflição, incomodo, pertubação originada pela incerteza ou qualquer sentimento que tenha ligação com situações de alerta e perigo. A ansiedade pode ser descrita também como algo que nos estimula a se manifestar ou ficar imóveis diante de alguma ação.

Por ser um sentimento perturbador e conectado ao futuro, a pessoa ansiosa persiste em um estado de atenção constate devido a algum evento que pode ocorrer e originar sofrimento. É importante deixar claro que, a ansiedade branda, equilibrada, que qualquer indivíduo pode sentir em momentos oportunos da vida é normal, mas quando a ansiedade começa a atrapalhar o convívio, dia a dia e imobilizar o indivíduo diante da vida, já pode ser considerada uma doença.

Sabe-se que tudo em excesso não é recomendado, o mesmo ocorre com a ansiedade. Por isso separamos alguns sinais que apontam quando a ansiedade demonstra estar em estágios mais avançados, observe:

  • Presença de preocupações, tensões, dificuldade para relaxar, agonia ou medos exagerados;

  • Sensação constante de que um desastre ou coisas ruins vão acontecer;

  • Intensa preocupação com saúde, dinheiro, família ou trabalho;

  • Presença de medo em algum objeto ou situação específica;

  • Medo intenso de ser humilhado publicamente;

  • Ausência de controle sobre os pensamentos, atitudes ou imagens que se repetem independente da vontade.

Como a oscilação desse sentimento prejudica a produtividade?

Segundo estudos da ONU o Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. O País tem 18,6 milhões de brasileiros convivendo com o transtorno, sendo considerado o maior com número de pessoas ansiosas do mundo.

A progressão desses transtornos têm sido relacionada aos ambientes de trabalho, isso porque o imenso volume de tarefas e metas impostas geram para a mente um grande estresse que a maior parte dos profissionais não sabem como gerenciar de maneira saudável. Sem contar que o estilo de vida, normalmente não consegue incluir atividades físicas diárias, contribuindo mais ainda com os sentimentos incertos.

Com isso, o mundo do trabalho se transforma em um prato cheio para que a ansiedade se eleve. No local de trabalho, os sintomas da ansiedade podem ser observados: na dificuldade de se concentrar e fazer entregas dentro do prazo, trabalhar com colegas e clientes, problemas de insegurança e abdicação de tarefas por medo de errar. Tendo como principais fatores:

 

  • Sobrecarga e excesso de responsabilidade;

  • Prazos pequenos que não podem ser realizados;

  • Objetivos e metas inalcançáveis;

  • Exigência e busca constante por resultados.

 

Como ficar menos ansioso no trabalho?

Viver saudável, sem preocupações desnecessárias pode parece algo difícil de ser alcançado, mas manter uma prática de autocuidado pode trazer uma grande mudança na saúde física e mental de uma pessoa, precavendo várias doenças.

Com isso, a fim de reverter a ansiedade nos colaboradores é necessário que a empresa dedique investimento ao bem-estar da corporação. Confira algumas dicas:

  • Yoga: o controle da ansiedade pode ser obtido por meio da meditação, técnicas de posturas e exercícios de respiração, essa atividade ajuda a liberar tensões e tranquilizar a mente.

  • Atividade física: ajudam a aumentar o fluxo dos hormônios serotonina e dopamina que possibilitam uma sensação de calma, mais humor e bem-estar. A empresa pode investir em uma academia dentro do espaço de trabalho para os seus colaboradores, organizar grupos de corrida e caminhada com o supervisionamento de profissionais ou até mesmo disponibilizar aulas de dança.

  • Alimentação: uma alimentação balanceada servirá tanto para prevenir quanto para tratar a ansiedade, bem como as atividades físicas, a ingestão de alimentos saudáveis influenciam diretamente nas reações do nosso organismo, interferindo nos hormônios e neurotransmissores.

  • Palestras sobre o tema: por muitas vezes não ser levada a sério, a ansiedade, é deixada de lado por quem sofre deste mal por ser classificada como uma doença, existindo preconceito e falta de conhecimento sobre os fatores e sintomas envolvidos, as consequências e as formas de tratamento. Com isso, realizar palestras de conscientização ajuda a encorajar os colaboradores a se cuidarem.

Observou a relevância de analisar os nossos sentimentos e não jogá-los pra debaixo do tapete? Se gostou, compartilhe com seus amigos!

Leave a Comment