A meditação mindfulness é uma prática que tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Embora ela seja comumente associada a atividades de cunho espiritual, como a tradicional prática budista, atualmente a técnica tem atraído a atenção de outras áreas, como a saúde e a neurociência, e das pessoas de modo geral.
Isso acontece porque seus benefícios são muito amplos e alcançam as mais diversas esferas da vida. Para grande parte das pessoas, que vive mergulhada em rotinas intensas e lida com grandes exigências e competitividade no trabalho, o mindfulness pode ser um método eficaz para melhorar até mesmo a performance profissional.
Pensando nisso, vamos explicar, neste artigo, o que é a meditação mindfulness e os seus 6 principais benefícios no âmbito do trabalho. Acompanhe!
O que é meditação mindfulness?
Mindfulness é, comumente, traduzido como “atenção plena”. O método reúne um conjunto de técnicas baseadas nas práticas milenares do budismo e busca proporcionar ao praticante um estado mental de total atenção e consciência.
A ideia é manter a mente no presente, ou seja, naquilo que estamos fazendo em determinado momento, sem desviar a atenção para preocupações do futuro e sem remoer pensamentos, emoções e hábitos negativos do passado.
Na meditação mindfulness, são utilizadas técnicas corporais e respiratórias que ajudam a desenvolver o estado de atenção plena. Essa prática é mais simples do que a meditação tradicional e não tem viés religioso, podendo ser facilmente aplicada no dia a dia.
É possível praticar formalmente — dedicando um tempo específico para o mindfulness — ou informalmente — aplicando-o durante as atividades diárias, enquanto comemos, dirigimos, nos relacionamos e trabalhamos. Confira, a seguir, seus principais benefícios na esfera profissional!
6 benefícios da meditação mindfulness no trabalho
1. Aumenta a concentração e o foco
Seja no trabalho ou no nosso cotidiano, somos bombardeados por informações e estímulos externos. Tudo isso gera desatenção e tira nosso foco do que realmente importa.
Com a meditação mindfulness, o praticante aprende a eliminar os ruídos mentais e a acalmar os pensamentos desnecessários e indesejados. Assim, consegue manter o foco na atividade que está realizando e com mais concentração, o que pode ajudar, inclusive, nos casos de déficit de atenção.
Consequentemente, com a mente atenta e limpa de ruídos, um dos principais benefícios é que você apresentará melhor performance e maior produtividade no trabalho, obtendo melhores resultados.
2. Melhora a função cognitiva
A prática regular da meditação mindfulness pode alterar positivamente o cérebro do seu praticante: aumenta a densidade da massa cinzenta, o número de sinapses entre neurônios e o volume das áreas cerebrais ligadas à emoção e à atenção.
A prática, ainda, é capaz de retardar o envelhecimento das células cerebrais e o aparecimento de patologias mentais. O resultado é a melhora da função cognitiva e de habilidades que são fundamentais no âmbito profissional, como:
-
memória;
-
raciocínio verbal;
-
criatividade;
-
capacidade de inovação.
Além disso, como o mindfulness contribui para o desenvolvimento de autoconhecimento e autopercepção, é possível conhecer melhor os próprios pontos fortes e fracos e melhorar o processo de aprendizagem no trabalho.
3. Diminui o estresse e a ansiedade
Não é raro nos sentirmos sobrecarregados com tantas responsabilidades, cobranças e expectativas no trabalho. Essa situação é uma das principais causas do desenvolvimento de ansiedade, estresse crônico e tensão, sintomas muito comuns na sociedade atual.
A boa notícia é que a meditação mindfulness ajuda a equilibrar os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, deixando a pessoa mais relaxada e calma. Ao manter a mente com foco no presente, é possível reduzir a ansiedade sobre preocupações futuras e diminuir o comportamento ruminativo sobre acontecimentos passados.
Assim, além de contribuir para a prevenção e o tratamento de casos crônicos de estresse e até depressão, o mindfulness também evita problemas como a Síndrome de Burnout, um distúrbio intimamente ligado ao esgotamento no trabalho.
4. Aumenta a disposição física e mental
Outro problema comum da vida contemporânea é a fadiga intensa. Isso acontece porque geralmente levamos uma vida corrida, cheia de afazeres e sem tempo para estudar ou fazer outras atividades. Também acumulamos problemas pessoais ou profissionais que, com o tempo, geram negatividade, mau humor e cansaço excessivo.
Tudo isso afeta nossa relação com o trabalho, resultando em fadiga física e mental. Em contrapartida, um dos grandes benefícios da meditação mindfulness é que, além de reduzir os níveis de cortisol, ela aumenta o bem-estar, a sensação de felicidade e as emoções positivas.
Dessa forma, a prática traz mais positividade na vida, melhora a forma como lidamos com o trabalho e, ainda, gera mais disposição para enfrentarmos, com serenidade e resiliência, todas as exigências da vida profissional.
5. Ajuda a desenvolver habilidades profissionais
Outro grande benefício de praticar o mindfulness é que a técnica ajuda a melhorar a vida social e as relações interpessoais. E isso é fundamental no ambiente de trabalho. Atualmente, o mercado e as empresas não exigem apenas competência técnica dos colaboradores, mas também habilidades sociais e emocionais.
Nesse sentido, como a meditação contribui para desenvolver autoconsciência e autocontrole, o praticante aprende a regular suas emoções e a gerar mais conexão com as outras pessoas. Assim, ele consegue desenvolver algumas das competências mais requisitadas no mercado de trabalho, como:
-
habilidade comunicacional;
-
boa postura profissional.
Consequentemente, desenvolve relações interpessoais mais saudáveis e mais produtivas, cooperando para um bom clima organizacional.
6. Contribui para as tomadas de decisão
Um dos grandes benefícios da meditação mindfulness é a tomada de consciência de si e das situações ao redor. Isso é possível porque, com o desenvolvimento da atenção plena, a prática melhora nossa percepção, gerando uma reflexão sobre o que nos acontece.
Isso significa que saímos do modo automático e do comportamento meramente reativo e impensado. Ao adotarmos uma reflexão mais positiva, deixamos de agir com impulsividade e evitamos arrependimentos.
Isso é fundamental no âmbito profissional, pois, além de agir de forma mais consciente e cuidadosa, o praticante de mindfulness passa a tomar decisões mais bem pensadas, mais estratégicas e eficientes.
Como você pode ver, a meditação mindfulness pode trazer enormes benefícios para a vida, incluindo o âmbito do trabalho. A prática regular é capaz de ajudar no crescimento pessoal e profissional, trazendo mais qualidade de vida e, ao mesmo tempo, um diferencial nas habilidades requisitadas pelo mercado.
Agora que você conhece melhor a meditação mindfulness, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais e espalhar os benefícios dessa prática?