DestaquesEstudos

Deseja complementar a carga horária da sua graduação? Se jogue nos cursos de extensão!

Sabe-se que as constantes mudanças elevam o patamar das competências exigidas profissionalmente. Com isso a dinamicidade e rapidez dos cursos de extensão permitem ao aluno não só conseguir uma qualificação, como também renovar os conhecimentos e expandir a rede de contatos. Esses cursos tendem a ser um ótimo caminho para aquele profissional que precisa se capacitar para adentrar no mercado de trabalho, melhorar o currículo, e também para aqueles que desejam adquirir novas habilidades para ressignificar ou assumir novos desafios na carreira.

Como funciona? Para quem é indicado?

O mecanismo de funcionamento dos cursos de extensão dependerá muito da instituição de ensino na qual o aluno tem interesse. Esses cursos são oferecidos por instituições de ensino ou órgãos vinculados a faculdades.

Os cursos de extensão possuem carga horária menor que uma pós-graduação, variam entre três meses ou mais, e não possuem regulamentação específica, podendo ter carga horária e métodos de avaliação variáveis, de acordo com as normas da faculdade. No entanto, para que esse curso de extensão seja incluído ao seu currículo é importante que seja entregue ao final do curso um certificado reconhecido e válido em território nacional.

O curso de extensão é considerado complementar aos conteúdos aprendidos na graduação, mas, o público-alvo não inclui só pessoas que já estão graduadas, mas também alunos que estão na graduação, e o o público que ainda não entrou para uma Universidade. Para este último caso, é também uma maneira do futuro aluno construir uma rede de contatos preliminar com o ambiente acadêmico.

Confira outras vantagens do curso de extensão:

  • Aumentar a rede de contato (Networking)

  • Expandir o conhecimento em diferentes áreas;

  • Preparar-se ao mercado de trabalho;

  • Aperfeiçoar habilidades e competências;

  • Preparar-se para a escolha de uma graduação ou pós-graduação.

Cursos para investir

Cabe observarmos que os tipos de formação são variados a depender do local escolhido, por isso é importante escolher com atenção e observar a categoria e até mesmo a área de interesse disponível.

A partir dessa pesquisa, é importante que o aluno verifique se a instituição escolhida é credenciada pleo MEC, isso porque só assim o conhecimento absorvido poderá ser usufruído como um benefício para a ascensão profissional.

  • Curso de Atendimento Educacional Especializado: visa contribuir para a qualificação de profissionais da educação, ou de quaisquer outras áreas, que estudam, discutem, pesquisam e defendem uma práxis educativa voltada para o acolhimento e desenvolvimento de pessoas portadoras de necessidades especiais.

  • Diversidade Cultural e as relações étnico-raciais no Brasil: pretende questionar as simplificações excessivas provenientes de uma concepção linear e restritiva da história das etnias afro e indígena, estabelecendo as devidas conexões com a sociedade brasileira, através do Atlântico Negro e do “Brasil antes de ser Brasil”, bem como os resultados do processo de marginalização da população negra a partir do contexto da escravização até a iminência dos movimentos negros e indigenistas.

  • Educação e Aprendizagem Virtual: visa compreender os ambientes hipermidiáticos de ensino e aprendizagem e suas utilizações, não meramente como demonstração de um aparato tecnológico, mas como outra maneira de assimilar e representar as novas formas didáticas e educacionais da contemporaneidade que as tecnologias e seus contornos apresentam.

  • Inclusão Escolar: visa proporcionar discentes os conhecimentos elementares sobre como ministrar aulas inclusivas, escolhendo os melhores recursos e metodologias adequadas, permitindo, portanto, a efetivação da educação inclusiva. Nesse sentido, também refletir sobre o papel da Ciência e da Tecnologia na sociedade requer não apenas um novo olhar sobre a Educação Inclusiva, mas, sobretudo, instrumentalizar das variadas ferramentas, hoje acessíveis e disponíveis ao professor, por meio de uma formação voltada para a utilização dos recursos tecnológicos, através de metodologias inovadoras, de modo particular as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

  • Libras: visa garantir aos profissionais como adquirir o conhecimento técnico e prático da Língua Brasileira de Sinais para sua atuação na área da surdez embasados com fundamentos básicos e metodológicos da Libras.

Curso de extensão EAD

Esses cursos são desenvolvidos em um ambiente de aprendizagem virtual, no qual os discentes têm contato com o conteúdo proposto no programa disciplinar, efetuam atividades e contribuem com discussões em fóruns, a fim de aprofundar o conhecimento, sem a precisão de encontros presenciais. Sendo uma opção perfeita para quem deseja se atualizar profissionalmente e enriquecer o currículo sem a necessidade de ter que se deslocar até a instituição de ensino para assistir as aulas.

Os cursos de extensão EAD possuem um atrativo para que o aluno consiga desenvolver mais autonomia sobre os estudos, pois é ele que buscará definir qual curso quer fazer e quais temas deseja conhecer.

Leave a Comment